A Tamron apresentou a objetiva zoom ultra-grande angular 10-24mm F/3.5-4.5 Di II VC HLD (Modelo B023) que se destina a câmaras DSLR com sensor APS-C.

O Modelo B023 é uma objetiva grande angular com uma gama focal equivalente em 35mm a 16-37mm. É ideal para fotografia urbana, paisagens, fotos de grupo e cenas do dia-a-dia. Esta objetiva é a sucessora da SP AF10-24mm F/3.5-4.5 Di II LD Aspherical [IF] (Modelo B001), que a Tamron lançou em 2008.

Inclui sistema de estabilização de imagem VC (sigla para Vibration Compensation, ou Compensação de Vibração), construção resistente à humidade e revestimento com fluorite, e a primeira implementação do novo motor de regulação de binário HLD da Tamron. Incorpora também um design atualizado inspirado no design da nova linha de produtos SP series.

A gama focal deste modelo é a maior dentre as objetivas ultra-grande angular para câmaras DSLR APS-C. O design ótico é constituído por 16 elementos, separados por 11 grupos. Existem elementos LD (Low Dispersion, Baixa Dispersão), XLD, vidro asférico moldado e lentes asféricas híbridas. Estes elementos minimizam o tamanho do sistema ótico e combatem uma variedade de aberrações na gama zoom, incluindo as aberrações cromáticas transversais.

O revestimento BBAR (Broad-Band Anti-Reflection) e a conceção ótica cuidam dos reflexos interiores e minimizam o efeito nocivo dos raios de luz. Por outro lado, o sistema VC permite maior liberdade para registar imagens em abientes com pouca iluminação. O revestimento protetor de fluorite repele líquidos e óleos e a superfície da objetiva é mais fácil de limpar e menos vulnerável a danos causados por poeiras, humidade e dedadas.

A objetiva Tamron 10-24mm F/3.5-4.5 Di II VC HLD (Modelo B023), estará disponível no mercado mocambicano, com baioneta compatível com câmaras Canon e Nikon, a partir de março de 2018.